Elevando expectativas com uma ponte rolante especial

A STAHL desenvolveu uma ponte rolante especial com um design incomum para um de seus clientes que necessitava aumentar a capacidade de elevação de suas peças em função da aquisição de uma nova máquina.

Foi necessário aumentar a capacidade para 16t no lugar dos anteriores 5t e utilizar o mesmo espaço existente. Isto se apresentou como um problema insolúvel para alguns fabricantes de pontes consultados, mas a STAHL, sendo a empresa mais inovadora do mercado, desenvolveu a solução ideal para o cliente.

As restrições no local de instalação eram muitas. Por um lado, o equipamento deveria caber no espaço existente entre o trilho e o teto e por outro, o gancho deveria recolher-se o mais alto possível para que a ponte pudesse passar por cima das máquinas instaladas no piso.

A solução apresentada foi a utilização de dois carros-guinchos STAHL de capacidade 8t cada, que transladam sobre trilhos instalados internamente nas abas inferiores das vigas da ponte rolante. Essa construção permitiu que o equipamento tenha apenas 943mm de altura própria total, desde o ponto mais alto até a face inferior do gancho totalmente recolhido. Esta altura é inimaginável para uma ponte rolante de 16t de construção standard.

A ponte rolante também está equipada com sistemas de controle e segurança necessários para a operação “tandem” dos carros. Este sistema pode ser ativado através do controle remoto e permite levantar peças pesadas e longas com a máxima segurança.

O cliente está mais do que satisfeito com o novo equipamento. “Você precisa de engenheiros criativos e experientes para projetar uma ponte rolante com estas especificações – um feito notável e um equipamento tecnicamente convincente. Nós certamente vamos entrar em contato com a STAHL para projetos futuros ” disse o gerente de produção.

 

 

Galeria de Fotos