Empresa é punida por projeto inadequado

Um tribunal de magistrados de Newcastle, Reino Unido, ordenou que uma grande empresa do segmento pagasse uma multa por danos que causou em 2009, quando uma viga de 15 m caiu de uma ponte e esmagou o armazém e escritório de Energia e Serviços numa outra empresa, onde o equipamento foi instalado, errando por pouco vários trabalhadores que lá estavam.

O incidente levou a uma longa investigação por parte do Health and Safety Executive-HSE (Órgão Fiscalizador de Segurança e Saúde), que constatou que a fabricante do equipamento não se preparou adequadamente para o trabalho. A ponte movia uma viga de um lado do armazém para o outro quando um cabo se rompeu. Isso aconteceu porque o equipamento errado tinha sido usado, o HSE afirmou. A empresa se declarou culpada de violar a regulamentação daquele país.

Após a decisão, o Inspector Andrew Woodhall, do HSE, afirmou: “Este foi um incidente totalmente evitável com o real potencial de causar ferimentos graves ou até mesmo uma fatalidade. “É inaceitável que empresas ignorem a exigência legal de operação e movimentação de cargas que deve ser planejada de forma adequada e realizada de maneira segura. “Os funcionários não tiveram nenhum aviso antes da ruptura do cabo e tiveram sorte de não serem atingidos. ” Felizmente, ninguém ficou ferido desta vez, mas este preocupante incidente deve servir como um lembrete para todos que os padrões precisam ser mantidos para garantir a segurança dos trabalhadores em todos os momentos. ” A empresa vai pagar £ 8.000 (aproximadamente R$ 18.400,00) em multas e £ 7.539 (aproximadamente R$ 17.350,00) de reparação e custos de substituição.