Simbiose de madeira e aço

Novos sistemas de pontes rolantes para o teleférico de Nebelhornbahn

Este não é o tipo de projeto que você recebe todos os dias, principalmente quando se trata da localização. A STAHL, e sua empresa parceira Hubert Schmid, receberam o pedido para o projeto e montagem de um total de quatro sistemas de pontes rolantes, destinados a trabalhos de manutenção nas estações de Nebelhornbahn, nos Alpes Bávaros, na Alemanha. Além dos desafios de tempo, logística e construção, as características arquitetônicas tiveram que ser consideradas.

Os turistas podem chegar à montanha de 2.224 metros a pé, ou muito mais rápido e confortavelmente por meio da estação de Nebelhornbahn, que teve sua viagem inaugural em junho de 1930 e ainda é uma das linhas aéreas de passageiros mais longas do mundo.

A partir de 2019, mais de 90 anos depois, Nebelhornbahn iniciou sua modernização, abrindo espaço para um novo teleférico de gôndola de 10 lugares que leva os visitantes até o cume, além de uma série de medidas de modernização, que incluíram um novo vale, uma estação intermediária e a expansão das estações de montanha, que exigiu a instalação dos novos quatro sistemas de pontes rolantes fornecidos e montados pela STAHL e seu parceiro local.

A estação de montanha, que fica a 1932m acima do nível do mar, provou ser um verdadeiro desafio logístico, porque os equipamentos tiveram que ser transportados para o local de operação por estradas de montanha estreitas e íngremes, exigindo grande habilidade dos motoristas. Já a equipe de montagem e ferramentas, chegaram em veículos 4x4.

Outra particularidade deste projeto, além de sua localização, é a integração da estrutura de madeira das estações com as vigas metálicas das pontes rolantes.  Essa simbiose teve que ser integrada nas estações o mais harmoniosamente possível, para que de forma alguma prejudicasse a arquitetura de alta qualidade do local.

A instalação das pontes rolantes foi concluída em março de 2021 após cerca de 10 meses. Bem a tempo da data de abertura planejada, a modernização de Nebelhornbahn foi concluída e iniciou sua operação de verão em maio de 2021, tudo isso graças à boa comunicação, organização e o planejamento em desenvolver soluçoes especiais para cada situação da STAHL;e seus parceiros.

 

 

 

   A ponte rolante suspensa de capacidade de 2t na estação do vale, possui caminho de rolamento de 36 metros de comprimento,     fixado em um total de 39 treliças de madeira em forma de arco.

 

 

  

No setor de manutenção da estação intermediária, cada metro conta. Com a altura muito restrita, a ponte rolante especial equipada com a talha de corrente STAHL modelo super baixa altura STK 50 possibilita   dimensões muito pequenas e o máximo aproveitamento do espaço.

 

 

  

  As vigas de rolamento da ponte rolante suspensa de capacidade 2t foram fixadas diretamente na estrutura de madeira do prédio da estação intermediária.