A STAHL fornece pontes rolantes climatizadas para temperatura ambiente de -50°C

Uma das plantas mais ambiciosas de GNL (Gás Natural Liquefeito) está sendo construída na península de Yamal, na Rússia. Em uma região onde há anos o termômetro não passa de 0 °C, sendo acessível apenas por mar e geralmente coberta de neve. A Rússia planeja exportar gás liquefeito para Ásia e Europa a partir de 2017.

As operações nos edifícios parcialmente abertos e não aquecidos, nestes extremos de temperatura, é um grande desafio para os fabricantes de equipamentos técnicos. O correto funcionamento e confiabilidade dos equipamentos deve ser garantida, assim como a proteção “Ex” à prova de explosão deve ser aplicada, por se tratar de uma área potencialmente explosiva.

A STAHL conta com anos de experiência em projetos complexos deste tipo e desenvolveu seis pontes rolantes de 100t de capacidade cada a serem utilizadas na instalação e manutenção dos compressores de gás da planta. Além da durabilidade do material, a STAHL teve de garantir que a proteção contra explosão cumprisse as diretrizes da norma ATEX. Como a certificação atual dos componentes é “apenas” para temperaturas de até -20 °C e uma recertificação no renomado instituto Físico-Técnico alemão PTB teria levado vários anos, a STAHL optou em utilizar o conceito já aplicado em seus equipamentos em outras plantas na Rússia.

A ideia por trás disso: todos os componentes da talha e do trole são enclausurados e equipados com aquecedores. A temperatura no interior pode ser mantida acima de -20 °C por meio de um circuito de segurança independente de modo a que o equipamento está sempre pronto para a operação e a proteção contra explosão é constantemente mantida. Para garantir isso, o controle avalia vários sensores de temperatura antes da ponte rolante o ser colocada em operação. Além disso, toda parte estrutural é fabricada a partir de um aço especial de baixa temperatura (P355 NL1). Aço normal iria tornar-se frágil nestas condições extremas.

Mais uma vez a confiabilidade e a alta tecnologia dos produtos STAHL foram decisivos para a escolha dos mais exigentes clientes.

No Brasil, estamos sediados na cidade de Itapecerica da Serra-SP, com instalações adequadas e recursos humanos em engenharia, vendas, produção, serviços e outros, formado por profissionais experientes, de alta qualificação técnica. Esta visão nos dá a certeza em afirmar que em soluções de movimentação de cargas, somos a melhor opção para sua empresa.

Sediada na Alemanha e presente em 60 países, a STAHL possui uma historia que remonta mais de 130 anos de existência, dedicados a um constante aprimoramento tecnológico. Oferece ao mercado produtos de altíssima qualidade, a um excelente custo beneficio, face aos mais modernos processos de fabricação utilizados, através da produção seriada dos componentes. Com uma ampla gama de produtos voltados a elevação e movimentação de cargas, a STAHL apresenta sempre as melhores soluções, graças a facilidade na seleção e escolha dos componentes mais adequados.

 

Galeria de Fotos