Prudência e eficiência na elevação de cargas

Treinamento preventivo, normas de segurança, tecnologia e manutenção. Esses conceitos são os que mais reduzem os riscos de acidente de trabalho na utilização de ponte rolante. Escolher medidas preventivas e equipamentos que não colocam em risco a vida dos operários que trabalham com elevação de cargas tem se tornado duas das principais preocupações das empresas, e esse cuidado não é à toa.

Em 27 de julho de 1972 o então Ministro do Trabalho, Júlio Barata, sancionou a lei cuja maior preocupação era a integridade física do trabalhador e o seu bem-estar: a Segurança e Medicina do Trabalho, em empresas com mais de 100 funcionários. Esta lei faz jus à importância das medidas seguras que possam neutralizar ao máximo qualquer tipo de risco de acidente no trabalho, uma vez que 1,7 milhão acidentes ocorriam por ano Brasil, nos anos 70, segundo estatísticas.

Hoje, já é possível falar de segurança no trabalho, aderindo ações preventivas e equipamentos de alta tecnologia que auxiliam os operadores e que estejam dentro dos padrões de segurança. No setor industrial, a ponte rolante é uma máquina que atende às normas de segurança estabelecidas, servindo como um mecanismo para facilitar as atividades do operador e reduzir (ou neutralizar) as possibilidades de acidentes. Essas normas garantem que a ponte rolante tenha um sistema suficientemente seguro para o trabalho de elevação de cargas, propiciando maior eficiência e menor risco de acidentes.

Prudência e eficiência na elevação de cargas:De acordo com a Norma Regulamentadora (NR-11, item 11.1.3), “Os equipamentos utilizados na movimentação de materiais, tais como ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes, transportadores de diferentes tipos, serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho”.

Atualmente, muitas empresas se preocupam com a qualidade de vida e o com o bem-estar de seus funcionários, inclusive no setor industrial. Cuidados com a manutenção da ponte rolante, realizar treinamento cuja intenção seja qualificar o serviço do operário e ter um equipamento que respeite as normas de segurança são três pontos que modificam a forma de trabalhar do funcionário, possibilitando uma melhor produtividade e entendimento das atividades operacionais. Conhecer a capacidade da ponte rolante e seus mecanismos, como cabo de aço, acionamento, tambor do guincho e redutor da elevação, por exemplo, possibilita uma ação mais prudente e satisfatória.

Existem diversos tipos de cabos e situações nas quais podem o ocorrer desgaste do cabo de aço da ponte rolante.

Cuidados e inspeções com o cabo de aço da ponte rolante:

No cabo de aço da ponte rolante deve ter sinalizado a sua capacidade máxima de içamento;

Abrasão ou fadiga podem ocasionar rompimento no arame;

Deve ser notado se as rupturas são concentradas em uma região ou distribuídas uniformemente;

Os amassamentos são ocasionados pelo enrolamento no tambor;

A dobra ou nó no cabo ocorre pela descontinuidade no sentido longitudinal

A alma saltada é causada pelo alívio súbito de tensão no cabo, causando um desequilíbrio;

O mau uso e as aplicações imprudentes na elevação e movimentação de cargas geram acidentes que poderiam ser evitados. Ponte Rolante que utiliza sistemas de acordo com as normas de segurança, propondo a neutralização ao máximo de riscos de acidentes, favorecem tanto a produção quanto a qualidade de vida do funcionário.