Com pontes e pórticos rolantes STAHL, o IPT inaugura o mais moderno sistema de ensaios de elementos de ancoragem

Com equipamentos STAHL, o IPT inaugura o mais moderno sistema de ensaios de elementos de ancoragem.

Foi inaugurado em 1 de dezembro, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) um sistema de ensaios de elementos de ancoragem de equipamentos usados na produção de petróleo e gás em unidades flutuantes, a exemplo de navios e plataformas offshore. O sistema será utilizado no desenvolvimento de amarras de alta capacidade de carga, de materiais metálicos e poliméricos. Umbilicais e risers para a exploração em águas profundas, além de cabos de aço e cintas de manuseio e levantamento de grandes cargas, poderão ser também desenvolvidos e qualicados com testes no sistema.

O sistema do Laboratório de Equipamentos Mecânicos e Estruturas do IPT tem capacidade para até 2.600 tf (tonelada força) de carga estática e 1.300 tf de carga dinâmica, o maior do gênero no Brasil.

O prédio que abriga o sistema tem três mil metros quadrados no total e pé-direito de 12 metros. Está equipado com duas pontes rolantes de 16 toneladas e um pórtico rolante de 5 toneladas, todos fornecidos pela STAHL. A construção tem ainda uma casa de máquinas para abrigar o sistema hidráulico completo, subestação elétrica e sala de controle, onde existe um sistema de ponte rolante leve de capacidade 1 tonelada, também fornecido pela STAHL.

O Instituto é um dos três principais parceiros da Petrobras no estado de São Paulo. Novas oportunidades de exploração precisarão ser viabilizadas. O desenvolvimento tecnológico será fundamental para superar este desafio e, consequentemente, manter o segmento de petróleo & gás com a dimensão de sua importância, afirmou Arthur Saad, gerente da área de Tecnologia Oceânica do Cenpes Petrobrás.

O sistema tem características únicas no hemisfério sul. Existem apenas dois outros sistemas no mundo com características similares, localizados em Houston (EUA) e Bergen (Noruega).

Marcelo Mafra, superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP, enfatizou a importância da inauguração do sistema inédito no Brasil para testes e homologação de novas tecnologias dedicadas à exploração do pré-sal: A inovação é necessária para que o País tenha um portfólio de vanguarda e conquiste cadeias globais de fornecimento. A indústria do petróleo está passando por um momento de crise mundial, mas isso é cíclico.

Márcio França, vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, lembrou que muitas demandas são comuns entre duas esferas de governo, o estadual e o federal, e traçar um único objetivo entre eles facilita a tramitação e permite a redução de custos: A agricultura brasileira teve avanços significativos nos últimos anos e é preciso que a indústria também tenha. A inauguração de um sistema de ensaios como esse do IPT, que é uma referência no mundo, contribui para esta evolução.

 

Mais sobre a STAHL:

Fundada em 1876 na Alemanha e presente em mais 60 países, a STAHL possui uma história que remonta 140 anos dedicados a um constante aprimoramento tecnológico. Oferece ao mercado produtos de altíssima qualidade, a um excelente custo benefício, face aos mais modernos processos de fabricação utilizados, através da produção seriada dos componentes. Com uma ampla gama de produtos voltados a elevação e movimentação de cargas, a STAHL apresenta sempre as melhores soluções, graças a facilidade na seleção e escolha dos componentes mais adequados.

No Brasil, estamos sediados na cidade de Itapecerica da Serra-SP, com instalações adequadas e recursos humanos em engenharia, vendas, produção, serviços e outros, formado por profissionais experientes, de alta qualificação técnica. Esta visão nos dá a certeza em armar que em soluções de movimentação de cargas, somos a melhor opção para sua empresa.

Galeria de Fotos