Elevando expectativas com uma ponte rolante especial

A STAHL desenvolveu uma ponte rolante especial com um design incomum para um de seus clientes que necessitava aumentar a capacidade de elevação de suas peças em função da aquisição de uma nova máquina.

Foi necessário aumentar a capacidade para 16t no lugar dos anteriores 5t e utilizar o mesmo espaço existente. Isto se apresentou como um problema insolúvel para alguns fabricantes de pontes consultados, mas a STAHL, sendo a empresa mais inovadora do mercado, desenvolveu a solução ideal para o cliente.

As restrições no local de instalação eram muitas. Por um lado, o equipamento deveria caber no espaço existente entre o trilho e o teto e por outro, o gancho deveria recolher-se o mais alto possível para que a ponte pudesse passar por cima das máquinas instaladas no piso.

A solução apresentada foi a utilização de dois carros-guinchos STAHL de capacidade 8t cada, que transladam sobre trilhos instalados internamente nas abas inferiores das vigas da ponte rolante. Essa construção permitiu que o equipamento tenha apenas 943mm de altura própria total, desde o ponto mais alto até a face inferior do gancho totalmente recolhido. Esta altura é inimaginável para uma ponte rolante de 16t de construção standard.

A ponte rolante também está equipada com sistemas de controle e segurança necessários para a operação “tandem” dos carros. Este sistema pode ser ativado através do controle remoto e permite levantar peças pesadas e longas com a máxima segurança.

O cliente está mais do que satisfeito com o novo equipamento. “Você precisa de engenheiros criativos e experientes para projetar uma ponte rolante com estas especificações – um feito notável e um equipamento tecnicamente convincente. Nós certamente vamos entrar em contato com a STAHL para projetos futuros ” disse o gerente de produção.

A ponte rolante especial é equipada com dois carros-guinchos STAHL que por meio de operação “tandem” pode elevar cargas longas e pesadas com a máxima segurança.

 

Os carros transladam sobre trilhos instalados internamente nas abas inferiores das vigas da ponte rolante.

 

Apenas 943mm de altura própria total! Visto de lado, os carros desaparecem completamente entre as vigas, apenas os ganchos são visíveis.